top of page
  • Foto do escritorAmanda Utzig

Como a organização ajuda a combater a ansiedade?

Atualizado: 15 de jun. de 2023


Personal organizer dobrando uma pilha de roupas

A ansiedade é um problema que afeta muitas pessoas e ela não se importa com gênero, idade e nem classe social. Pode afetar todo o mundo.


As causas podem vir de diversos fatores, incluindo estresse, algum trauma, problemas de relacionamento e por aí vai. Só quem sofre desse mal sabe o quão debilitante a pessoa pode ficar.


Existem várias estratégias para combater a ansiedade, mas você sabe que uma delas é justamente a organização?


A bagunça pode nos deixar mais ansiosos


Chegar em casa depois de um dia ansioso e se deparar com o quarto bagunçado onde as roupas estão fora dos cabides ou os brinquedos dos seus filhos espalhados pelo chão pode aflorar ainda mais o estresse.

Às vezes até mesmo pequenos focos de desorganização são o bastante para vir à tona todos os sentimentos novamente.


Por isso que a organização é essencial, pois pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse. Quando tanto os nossos ambientes físicos quanto os mentais estão em ordem, podemos sentir uma sensação de calma e controle, essenciais para combater a ansiedade.


Entenda como a organização ajuda a combater a ansiedade


A Environment and Behavior publicou um estudo onde mostrava que ambientes bagunçados realmente podem levar as pessoas ao estresse, assim como ao aumento da procrastinação e até mesmo a problemas de alimentação.


Já um ambiente organizado possui efeitos positivos à nossa saúde, ajudando também na proatividade e na capacidade de tomar decisões de forma mais tranquila. Não é à toa que existe aquele ditado popular “ambiente organizado, mente organizada”.


Outro ponto importante de destacar é que a organização também ajuda a identificar gatilhos de ansiedade. Como? É simples, quando estamos num espaço organizado, fica muito mais fácil ver o que está causando estresse e ansiedade em nossas vidas.


Um exemplo muito comum que posso dar é o clássico estresse na procura do controle remoto. Se você está sempre irritado porque não consegue encontrar os controles, pode ser um sinal de que precisa de um sistema de organização.


Em uma pessoa ansiosa, muitas tarefas podem se transformar em gatilhos. Então o fato de tentar realizar muitas tarefas ao mesmo tempo e se frustrar por não conseguir possivelmente se transformará em um estímulo negativo.


Comece a sua rotina de organização aos poucos, faça as tarefas uma por vez para encontrar o seu ritmo ideal. Como falei, organizar a mente é tão importante quanto organizar o seu ambiente. Os dois itens andam em conjunto!


Estar em um ambiente organizado faz com que as coisas fluam mais natural e você conseguirá se concentrar melhor em suas atividades.


É claro que a organização não é uma cura para a ansiedade, então caso você esteja se sentindo ansiosa com muita frequência, é importante procurar ajuda médica através de psicólogos para entender melhor seus gatilhos e a como lidar com essa ansiedade.

16 visualizações0 comentário

Komentar


bottom of page