top of page
  • Foto do escritorAmanda Utzig

Organizando seu escritório para máxima eficiência


Mesa de escritório organizada por personal organizer

O nosso local de trabalho é tão importante quanto a nossa casa, afinal, passamos grande parte do nosso dia nele. Você sabia que manter um escritório organizado é fundamental para aumentar a sua produtividade e eficiência no trabalho?


Entre as vantagens de manter o seu espaço de trabalho bem organizado destaca-se a economia de tempo, redução do estresse e um aumento no poder de concentração para desempenhar suas tarefas.


Veja como organizar seu escritório de forma eficiente!

Antes de começar a organizar seu escritório, assim como qualquer outro ambiente da sua casa, a primeira coisa que você deve fazer é o desapego. Remova itens desnecessários, papéis e documentos antigos que só ocupam espaço. Aqui o importante é manter apenas o que é essencial. Manter o essencial na área de trabalho é um excelente começo para maximizar a eficiência.


Atualmente, o ideal é utilizar sistemas digitais para os documentos e arquivos que você utiliza na empresa, são os famosos armazenamentos em nuvem, como o Google Drive, Dropbox, Microsoft Teams e demais sistemas. Mas, se você ainda sim necessitar de armazenamento manual, não tem problema, como personal organizer, estou acostumada com empresas que guardam grandes volumes de papéis.


Se for o seu caso, opte por utilizar pastas, caixas de arquivo ou armários para armazenar documentos de forma categorizada e rotulada. O mesmo vale para organizar livros se você utiliza para dar um toque de decoração também para o ambiente. É Importante manter uma rotina de arquivamento regular para evitar o acúmulo de papelada desnecessária.


Outro ponto importante é planejar a disposição do espaço, organizando todos os objetos de forma estratégica. Mas como fazer isso? Pense na organização da sua cozinha, onde você coloca os itens mais utilizados? Normalmente eles ficam ao alcance das nossas mãos, na bancada, de uma maneira super prática para auxiliar no processo de cozinhar, não é mesmo? O mesmo vale para o seu escritório.


Tudo aquilo que você utiliza com muita frequência, deve ficar ao alcance das suas mãos, da maneira mais prática possível.

Agora veja 3 dicas simples para deixar sua empresa organizada


Mantenha cabos e fios organizados


A fiação e os cabos podem facilmente se transformar em uma bagunça no escritório, principalmente uma bagunça visual. Use organizadores de cabos e etiquetas para identificar cada fio. Amarre os cabos juntos e mantenha-os fora do caminho, seja atrás da mesa ou por meio de passagens de cabos. Além de evitar emaranhados e acidentes, isso facilitará a identificação e a manutenção dos cabos quando necessário.

Para aqueles fios que temos para uso ocasional, aconselho organizá-los em caixas e acomodar dentro do armário. Você pode unir todos os cabos de notebook em uma caixa e em outra todos os cabos, réguas e extensões por exemplo, e assim por diante.



armário de escritório organizado

Aposte no armazenamento vertical


Se o espaço do seu escritório for pequeno, uma boa saída é utilizar o armazenamento vertical. Utilize prateleiras, estantes e ganchos para aproveitar o espaço verticalmente. Armazene itens que são usados com menos frequência nas prateleiras superiores e mantenha os itens de uso diário ao alcance das mãos. Essa abordagem economiza espaço e mantém seu escritório mais organizado.

Uma outra dica é apostar em gaveteiros com rodinhas. Precisamos de gavetas perto da nossa mesa de trabalho, pois é com certeza a melhor maneira para organizar itens menores e muito utilizados, como folhas, canetas e itens de papelaria.


Adote uma rotina de organização


Mantenha a organização ao longo do tempo estabelecendo uma rotina de organização diária ou semanal. Reserve um tempo regularmente para revisar e organizar sua mesa, limpar sua área de trabalho digital e manter seus sistemas de arquivos em ordem. Isso garantirá que a organização se torne um hábito e ajudará a manter seu escritório eficiente a longo prazo.


Personal organizer também atua na organização de empresas


Algumas pessoas associam o trabalho de uma personal organizer apenas para casas residenciais, mas, como você pode ver, existem diversos benefícios em contratar uma personal organizer para as empresas também.


Meu nome é Amanda Utzig e sou designer de interiores formada pela Universidade Franciscana e pós-graduada em engenharia de produção pela Ulbra. Há 5 anos atuo como personal organizer em Porto Alegre e demais regiões do Rio Grande do Sul.


Se você deseja tornar seus ambientes mais organizados e eficientes, entre em contato comigo através do WhatsApp: Whats Amanda.


Você também pode conhecer mais sobre o meu trabalho aqui no site ou me seguindo no Instagram: @amandautzigorganizer.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page