top of page
  • Foto do escritorAmanda Utzig

Dicas para organizar livros em casa

Atualizado: 15 de jun. de 2023


estante de livros organizada com plantas e caixas de madeira

Assim como eu, você também é apaixonada por livros? ❤️ 📖


Ler é uma excelente forma de relaxar, de nos desconectarmos um pouco do meio digital e ainda se a leitura for em casa, é uma maneira de nos conectarmos com o nosso lar. Na dica de hoje trago algumas formas de organizar seus livros para que possam também fazer parte da decoração da sua casa!


Organizar livros em casa pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em ambientes pequenos e se você tiver muitos exemplares. Mas calma, eu vou mostrar que existem várias dicas que podem ajudar a tornar essa tarefa mais fácil e eficiente.


Confira dicas para organizar livros em casa


  • Separe em pequenos grupos


Se você deseja fugir do modelo tradicional e utilizar os livros também como uma forma de decoração, uma dica bem legal é separá-los em pequenos grupos, separados por plantas ou outros objetos.


Você pode organizar alguns grupos de livros verticalmente e outros colocar deitados para fazer uma composição que os destaque mais.


  • Organize os livros por tamanho


Como não existe um padrão para o tamanho dos livros, é comum termos livros mais altos do que os outros. Embora não seja uma regra, muitas pessoas não gostam de dispor os livros aleatoriamente sem seguir do maior ao menor ou vice-versa.


Uma dica extra nesse cenário é utilizar prateleiras ou estantes ajustáveis. Elas podem ajudar muito na organização de seus livros.


  • Separe os livros por categoria


Não é aleatório que as livrarias e bibliotecas utilizam esse método para dispor os livros. Essa é uma das melhores formas de organizar. Você pode ter uma prateleira para os romances, outra para aventuras e assim por diante.


Isso facilita a localização do livro que você deseja ler, além de deixar a sua coleção mais organizada.


  • Organize os livros por autor


Esse método pode complementar ou não a dica anterior. Essa forma de organizar é útil se você possui muitos livros de um autor específico, por exemplo. Dentro dessa organização, você pode adotar a ordem alfabética ou por ordem cronológica.


mulher guardando um livro verde na estante

  • Faça uso de etiquetas


As etiquetas são grandes aliadas na organização de livros em casa. Podem tanto ajudar a identificar as categorias quanto os autores de cada livro, facilitando a sua vida ou de suas visitas na hora de escolher a próxima leitura.


  • Doe livros que não são mais necessários


Se desfazer de livros não é fácil, mas muitas vezes é uma ação necessária na hora de organizar em casa. Além disso, doar livros que você já não lerá mais pode beneficiar outras pessoas que irão ficar felizes com a nova leitura.


Caso você prefira também, há a possibilidade de vender tanto para outras pessoas quanto para sebos próximos da sua casa.


A doação de itens é sempre uma ação recomendada quando vamos organizar um ambiente, itens - como brinquedos de criança ou enfeites de natal - ou realizar uma mudança de casa.


Viu, não parece tão difícil assim agora organizar livros em casa, né?


Claro que organizar seus livros em casa pode levar tempo, mas você pode contar também com a minha ajuda para isso. Como personal organizer, consigo te auxiliar com as melhores práticas de organização para sua casa.


Gostaria de entender mais sobre os meus serviços? Então leia esse artigo em que explico direitinho: O que faz uma personal organizer.


Você pode entrar em contato comigo pelo chat ou pelo meu WhatsApp.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page