top of page
  • Foto do escritorAmanda Utzig

Dicas para organizar os enfeites de Natal

Atualizado: 15 de jun. de 2023


árvore de natal enfeitada ao lado da lareira

A festa mais querida e esperada por todos finalmente chegou: é Natal!


E qual a primeira coisa que logo vem à cabeça quando pensamos nele? Se você pensou em decoração, acessórios e muito pisca-pisca, você está certíssimo!


Por isso, resolvi mostrar algumas dicas para organizar seus enfeites de Natal.


Por que organizar os enfeites de Natal?


A alegria invade os lares durante esse período e, por ser tão contagiante, queremos transbordar os bons sentimentos pela casa inteira. Você que está acostumada a cultivar plantas em casa, agora irá dividir os espaço com os itens de natal como a árvore, guirlandas, enfeites e luzinhas.


Quando o Natal acaba é fundamental não apenas conservar os itens de decoração, mas mantê-los guardados de forma que facilite a próxima montagem.


Além da economia de tempo, organizar os acessórios reduz os gastos com a compra de mais objetos decorativos de Natal. Assim, você pode investir sua energia e seu dinheiro em outras atividades da festa. Isso é fundamental também para ambientes pequenos.


Assim como você costuma guardar com todo cuidado os seus acessórios para mantê-los organizados como lenços e pashminas, com a intenção de durarem mais tempo, com o Natal não é diferente.



ambiente decorado para o natal

Por onde começar a organizar?


A primeira coisa que deve ser feita, é a triagem dos itens. Nesse momento você deve reunir todos itens de Natal e separá-los de acordo com sua tipologia. Dessa forma, você já vai criando categorias como por exemplo, bolinhas, caixinhas, laços e afins.


Uma dica aqui é utilizar objetos para manter a casa organizada como baús, caixas transparentes e etiquetas.


É importante destacar que se for preciso, descarte itens quebrados, danificados e sem possibilidade nenhuma de conserto. Aproveite também para ampliar o espírito natalino doando aquilo que está em bom estado, mas está parado sem uso no armário. Será uma excelente oportunidade para fazer o Natal feliz de outras pessoas!


Como organizar e guardar os enfeites de Natal?


Depois do momento de triagem, com os itens inicialmente segmentados em grandes grupos, você poderá organizar e guardar os enfeites da seguinte forma:

  • Árvore de Natal

À medida que o desmonte vai sendo feito, coloque todos os itens que você utilizou para decorá-la em caixas. Quanto à árvore em si, feche os galhos e enrole com material resistente. Uma boa opção é utilizar plástico filme e comprimir o máximo que puder.

  • Enfeites da árvore

Aposte em cestos e/ou caixas organizadoras. Estes produtos são excelentes para agrupar e armazenar cada categoria de enfeite. O ideal é separar as categorias por caixas, por exemplo, bolinhas pequenas em uma, lacinhos em outra, e assim por diante até acomodar todos os itens da árvore. Cada caixa pode ser etiquetada com o nome da respectiva categoria, para que assim, no próximo Natal, seja mais fácil encontrar o que se procura.


Nas bolinhas, é bom revestí-las em plástico bolha ou papel filme, para evitar que risquem umas nas outras.

  • Pisca-pisca e luzes

Se você já acha ruim quando os fios do seu fone de ouvido enrolam, imagine pegar um emaranhado de fios de luzinhas de natal?!


Esse acessório é um dos mais delicados quanto ao armazenamento, pois quando mal guardado, o prejuízo é certo! Para evitar, enrole delicadamente em torno de um objeto cilíndrico, como uma garrafa pet.


Você também pode etiquetar qual o tipo de luzinha para facilitar na hora da remontagem.

  • Guirlandas

Outro item que merece atenção, pois as guirlandas devem ser armazenadas isoladamente. Quando se enroscam com outros itens, acabam perdendo bastante “folhagem”. Para evitar que isso ocorra, use plástico bolha ou papel filme para que ela fique isolada de outros objetos decorativos.

  • Presépios

Se possível, guarde as caixas originais em que vieram os itens que formam o presépio. Por serem réplicas delicadas e frágeis, prefira esse recipiente por ter sido feito sob medida para o produto.


Os demais artigos como jogos americanos, guardanapos e capas de almofadas, por exemplo, podem ser armazenados em uma caixa ou pack de tnt ou organza e acomodados na lavanderia, parte superior de armários, ou até mesmo no baú da cama, já que são itens sazonais e serão reutilizados apenas no próximo ano.



enfeite branco de natal no formato de casinha

Facilite sua vida por meio da organização!



Seu dia a dia pode ser totalmente transformado pelos benefícios de ambientes organizados. E você pode contar comigo!


Sou Personal Organizer, e trabalho com métodos e estratégias de facilitação de rotina e de otimização de espaços.


Através dos serviços de organização residencial, levo fluidez para suas atividades e tarefas diárias.


Sinta os benefícios que uma boa organização pode te proporcionar. Você merece viver bem.


Vamos conversar?



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page