top of page
  • Foto do escritorAmanda Utzig

Dicas para ter uma cozinha organizada e prática


personal organizer organizando uma prateleira de cozinha

Buscar dicas para ter uma cozinha organizada e prática não é uma tarefa apenas de grandes chefs da culinária. Cozinheiros ocasionais também podem aproveitar dos benefícios que ter uma cozinha organizada pode proporcionar na hora de preparar as refeições.


Assim como os demais cômodos da casa, como lavabo ou, até mesmo o cantinho do café, a cozinha também demanda atenção aos detalhes para torná-la funcional.


Como ter uma cozinha organizada?


A cozinha organizada é um dos segredos para se ter um processo mais rápido e agradável ao cozinhar. Entender quais os locais ideais para guardar os temperos, as panelas e os utensílios são exemplos de como você pode ganhar agilidade ao mesmo tempo em que deixa melhor organizada a sua cozinha.


Mas vamos então às dicas!


uma personal organizer arrumando uma gaveta de talhares em uma cozinha


Desapegue do excesso


Se você já acompanha os meus conteúdos, deve ter percebido que essa é uma dica comum para qualquer organização. Desapegar é importante para que também possamos organizar brinquedos, roupeiros, ambientes pequenos e até mesmo para mudanças de residências.


Um dos principais pontos de uma cozinha desorganizada é justamente o acúmulo de louças e demais utensílios desnecessários. Importante frisar que quando digo desnecessários quero dizer que são utensílios que você não utiliza. Ao fazer essa triagem, sobrará mais espaço para guardar o que você realmente precisa e utiliza.


Crie zonas funcionais


Você pode dividir a sua cozinha em zonas funcionais, ou seja, pensar em áreas para agrupar itens que sejam similares. Trazendo um exemplo prático, você pode ter uma área (zona) para itens de corte, outra para canecas, panelas, formas, etc. Sempre lembrando que essas áreas devem seguir uma lógica, por exemplo, todos os itens que são utilizados para o preparo das refeições, devem ficar próximos a bancada e pia, já os itens que são utilizados para servir, como pratos e copos, devem ficar mais próximos da mesa de jantar.


A vantagem de trabalhar em zonas é que você consegue encontrar mais rápido o que precisa, já que delimita o local onde pode estar o utensílio.


Utilize organizadores


Alguns organizadores tornam a cozinha ainda mais funcional. Um dos queridinhos da organização são as divisórias de gaveta. Com elas conseguimos otimizar e delimitar os espaços, tornando as gavetas muito mais funcionais e organizadas. Essas divisórias podem ser feitas de diversos materiais, como acrílico, madeira e plástico, e podem ser executadas juntamente com a marcenaria ou após a instalação da gaveta.


Um outro organizador muito útil, são os aramados. Eles criam uma altura intermediária entre as prateleiras, otimizando assim todo espaço interno do armário. Eles podem ser usados principalmente para organizar os pratos e travessas, para que essas peças não fiquem muito empilhadas.


Outra dica de organizador são os ganchos e porta utensílios, que servem também de decoração. Eles são perfeitamente elegantes e práticos. Ideal para colocá-los próximo ao fogão, deixando organizado ali os utensílios que você mais utiliza no dia a dia, como conchas, colheres grandes, escumadeiras, entre outras.


Alimentos


Uma das coisas que mais ocorrem quando nossos mantimentos não estão organizados é o desperdício. Muitas vezes não visualizamos tudo que temos e acabamos esquecendo o que foi comprado, quando lembramos, já está vencido. Quem nunca passou por isso, não é mesmo?!


Para organizá-los, a dica é: Setorize! Separe os alimentos por categorias, como por exemplo: Uma prateleira só para produtos enlatados, outra só para farináceos, outra só para bebidas, e assim por diante. Um produto organizador que ajuda muito aqui são os potes herméticos. Eles mantêm os alimentos frescos por mais tempo. Outra dica é utilizar cestos organizadores para setorizar os produtos nas prateleiras.


Pensando em melhorar a praticidade, uma dica extra é manter os itens que você mais utiliza ao alcance de suas mãos, bem na altura dos seus olhos, deixando então, as prateleiras mais altas para utensílios menos utilizados.


Agora você pode ter sua cozinha mais organizada e prática!


Ao contratar uma personal organizer, ela será responsável por implementar essas dicas na sua cozinha de maneira personalizada.


Deixar os espaços mais funcionais é um dos papéis do que faz uma personal organizer, trazendo diversos benefícios para os seus ambientes.


Entre em contato e veja como posso ajudar você a tornar sua casa mais organizada. Você pode falar comigo pelo WhatsApp ou aqui mesmo pelo site, apenas preenchendo o formulário.


Converse comigo pelo Whats: WhatsApp Amanda.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page