top of page
  • Foto do escritorAmanda Utzig

7 dicas de organização para ambientes pequenos

Atualizado: 15 de jun. de 2023


sala de estar pequena e organizada

A gente sabe que deixar um ambiente organizado, quando ele é pequeno, pode não ser uma tarefa tão simples.


Mas agora vou contar uma verdade para vocês: O profissional em organização até consegue fazer algumas “mágicas” através de metodologias para otimizar os espaços, mas o grande segredo sempre será esse: não ter mais coisas do que espaço disponível.



Essa é com certeza a melhor maneira de ter e manter um ambiente organizado por muito tempo. O outro segredo é otimizá-lo da melhor maneira possível, e para isso trouxe 7 dicas que além de otimizar, irão organizar teu espaço!


Veja minhas dicas para organizar ambientes pequenos


DESAPEGO

Toda e qualquer organização deve começar pelo desapego. Espaços pequenos exigem que essa tarefa seja realizada com mais frequência. Comece desapegando daquilo que você não usa mais, de objetos estragados e de peças que não fazem mais sentido na sua vida. Assim você libera espaço para o que realmente usa.


Essa é uma boa dica também para quem precisa organizar sua mudança. Fazer a triagem de brinquedos, por exemplo, ajuda não somente a liberar espaço, mas também pode levar felicidade para outras crianças que estejam necessitando aqueles itens.


caixa com roupas para doação

MARCENARIA PLANEJADA

Marcenaria Inteligente para espaços pequenos é essencial. Vai garantir que você consiga aproveitar muito bem cada cantinho do ambiente.


Essa é uma boa dica para organizar seu closet, por exemplo. Se você prefere organizar suas roupas mais através de cabides do que gavetas, precisa levar isso em conta na hora de planejar.


quarto organizado com ambiente para trabalho

PRODUTOS ORGANIZADORES

Quando falamos em otimização de espaços, os produtos organizadores ganham destaque! Aposte em aramados, cestos, caixas, divisórias de gavetas, entre outros. Eles podem ser uma excelente solução para otimizar e manter a ordem dos espaços.


guarda-roupas com caixas organizadoras

CABIDEIROS

Para não deixar objetos que estão em uso espalhados pela casa e ocupando espaço, invista em ganchos e cabideiros, além de organizar o ambiente também liberam espaço!


Se você possui problemas sempre na escolha dos seus cabides, já fiz um texto explicando um pouco mais sobre os tipos existentes que pode te ajudar na escolha: Qual o cabide ideal?


parede com ganchos redondos para pendurar objetivos e decorar o ambiente

CAMA BAÚ

Ótima solução para ganhar espaço. Mas vale ressaltar que é um local de difícil acesso, o ideal é armazenar itens que não são utilizados com tanta frequência, como capas de almofadas, roupas de cama, sapatos da estação oposta e objetos de viagem.


cama baú com travesseiros e almofadas dentro

PRATELEIRAS e NICHOS

Além de acomodar objetos decorativos, ao fazer uso de cestos nas prateleiras, como os de vime, por exemplo, ganhamos muito espaço para guardar nossos pertences.


Inclusive os cestos são produtos indispensáveis para quem deseja manter sua casa organizada.


estante da sala de estar com caixas, livros e plantas

VERTICALIDADE

Apostar na verticalidade com móveis é uma excelente solução para ganhar espaço! Carrinhos de apoio e estantes são ótimas opções para isso e para manter os ambientes organizados.


Você pode apostar na verticalidade para organizar lavábo, por exemplo. Além de deixar tudo mais organizado, pode ser um excelente item de decoração também através das escadinhas.


banheiro rosa com escada decorativa de madeira para guardar objetos e decorar

Essas foram as minhas dicas para organização de ambientes pequenos!


Espero que você tenha gostado das minhas dicas e possa ter tirado bons insights para organizar o seu ambiente.


Sou especialista em organização de casas, trabalhando para deixar o seu espaço mais aconchegante e funcional. Se você procura uma ajuda especializada para organização, é só entrar em contato comigo! Pode chamar aqui pelo formulário ou pelo meu WhatsApp.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page